Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
PRESERVAÇÃO DIGITAL E A BIBLIOTECONOMIA
Larissa Silva Cordeiro, Marcia de Fatima Amâncio Sousa Parga, Natalia dos Santos Barbosa, Sarah Caroline Figueiredo Menezes

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: O presente artigo visa destacar a preservação digital inserida no contexto da Biblioteconomia. Ilustra, do ponto de vista histórico, a necessidade do homem em documentar e preservar a informação. Retrata as mudanças dos suportes da informação até alcançar o período digital. Esclarece a caracterização de documentos e informações digitais. Elucida a importância da preservação digital. Contextualiza a preservação digital com o cenário contemporâneo. Explana as funções dos profissionais da informação no âmbito da preservação digital. Relata as competências básicas para os gestores da preservação digital. Realça o mérito da preservação digital em relação a conservação dos documentos atuais para as gerações futuras. Destaca a relevância da informação digital no cotidiano das bibliotecas. Demonstra a ação da preservação digital na biblioteca universitária. Salienta as bibliotecas universitárias como instituições com cenários favoráveis para a preservação da memória do homem, através de suportes digitais. Conclui citando a relevância do papel dos bibliotecários como gestores da preservação digital.

Palavras-chave: Preservação Digital. Informação Digital. Documento Digital. Gestores da Preservação Digital. Biblioteconomia.

Texto completo: PDF