Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
BIBLIOTECA PÚBLICA: A RELEVÂNCIA SOCIOCULTURAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA CÂMARA CASCUDO PARA A CIDADE DE NATAL/RN
Janaina Rego, Mario Carlos, Valeska Sena

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

A importância de Luís da Câmara Cascudo é reconhecida pela sua contribuição nas várias áreas do conhecimento, bem como pelas diversas instituições homenageadas com o seu nome, incluindo a biblioteca pública Câmara Cascudo de Natal/RN, a maior biblioteca pública do Estado e que, atualmente, encontra-se fechada em um longo processo de reforma, deixando toda uma comunidade órfã das práticas de inclusão social e exercício da cidadania. Busca-se demonstrar com a presente revisão literária a relevância sociocultural dessa biblioteca para a cidade, observando os problemas decorrentes de seu fechamento, visto que a biblioteca pública é a única instituição social de acesso livre ao conhecimento com a intenção de diminuir as desigualdades existentes na comunidade, oferecendo serviços condizentes com a realidade local. Diante desse panorama, objetiva-se, por fim, que o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Natal, criado com o intuito de desenvolver ações referentes à mobilização social e hábitos de leituras, destine recursos para sua reabertura, fazendo com que a biblioteca pública Câmara Cascudo, volte a ser referência no Estado como disseminadora de informação e agente transformador da sociedade.

Palavras-chave: Biblioteca pública. Natal. Cidadania. Cultura. Comunidade.

Texto completo: PDF