Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA TEMÁTICA COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NOS ANAIS DO ENANCIB NO PERÍODO 2003-2014
Michelle Kely Batista Silva, Marynice de Medeiros Matos Autran

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Resumo: Este texto busca verificar a evolução quantitativa da produção científica em comunicação da ciência nos anais do ENANCIB, a priori em seu Grupo de Trabalho 7, no entanto foi visto que a temática comunicação da ciência está inserida na maioria dos Gts, visto que qualquer trabalho acadêmico tem cunho científico; busca também apurar a existência ou não de uma rede de colaboração na forma de coautoria. A importância do mesmo dá-se pelo pressuposto de que qualquer produção social apenas constitui-se como tal se houver quórum para dela se utilizar. Para isso foi necessário realizar o levantamento dos trabalhos produzidos durante o período 2003-2014, através de palavras-chave para triagem, para identificar os autores e coautores mais produtivos da temática. Com isso, percebeu-se que a grande maioria das produções são realizadas em parceria com um ou mais autores, mas sempre vinculados à mesma instituição de ensino superior, as redes de coautoria, no geral, são intrainstitucionais, tendo os autores pouco envolvimento com outras instituições sejam elas locais ou não.

Palavras-chave: Comunicação da Ciência. Produção Científica. Autores. Coautores. Colaboração Acadêmica. Artigo Científico


Texto completo: PDF