Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
O USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PELO CORPO ACADÊMICO DA UFPE
Milena Beatriz Lira Dias da Silva, Leonice Maria Cavalcante, Bruno Tenório Ávila, Ronnie Anderson Nascimento Farias, Marcos Galindo Lima

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: Os repositórios digitais (RDs) são essenciais para a comunicação científica e utiliza-dos mundialmente. No entanto, os RDs são recentes no Brasil e existem poucos estudos sobre o uso dos RDs como fonte de informação. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o uso dos RDs como fonte de informação por membros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Uma pesquisa descritiva foi realizada com aplicação de um questionário que contou com 488 respondentes. Pelo conhecimento dos autores, essa é a pesquisa sobre esse tema a nível nacional com o maior número de respondentes. Além disso, a pesquisa destaca-se por usar uma rigorosa política de qualidade de dados. Os resultados experimentais revelam que os repositó-rios digitais são usados por apenas 24,3% dos respondentes para busca de conhecimento acadê-mico, perdendo para os buscadores online (93,4%) e para as bibliotecas tradicionais (86,4%). Cerca de 63,9% dos respondentes não sabem o que são RDs. No entanto, 90,6% dos que sabem o que são, usam-nos para algum propósito. Finalmente, cerca de 64,3% e 73,4% dos responden-tes não conhecem a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o repositório institucional da UFPE, respectivamente. Esses números revelam que existem um grande desconhecimento sobre o que são RDs pelo corpo acadêmico da UFPE, principalmente alunos de graduação, demons-trando a necessidade de uma maior divulgação.

Palavras-chave: Repositório Digital. Fonte de Informação. Comunicação Científica. Acesso aberto. Universidade Federal de Pernambuco.

Texto completo: PDF