Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
O LIVRO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE A ACEITAÇÃO E USO
Milena Silva

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: O livro digital tem por definição a organização lógica e de conteúdo em formato de livro, num suporte digital. A pesquisa feita sobre ele tem como objetivos sintetizar a importância do livro digital e sua aceitação hoje, e tentar entender como se dá o real uso de livros em suportes digitais dentre os discentes do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob o pressuposto de que apesar ter inúmeras facilitações e possibilidades de uso, o suporte digital para livros é impopular. Traz uma breve revisão quanto às transformações históricas do livro e possíveis motivações que trouxe o levou a seu suporte digital. Aborda o mercado do livro digital. Quanto à metodologia, é de levantamento bibliográfico e de nível descritivo; nos procedimentos técnicos, utiliza um questionário de seis questões em formato online como ferramenta para obtenção de dados, compartilhado em grupos do Facebook das turmas do curso estudado. Tem como resultados a confirmação do pressuposto, visto que a maioria dos respondentes utiliza livros digitais para economizar financeiramente. Conclui que a preferência do livro clássico é majoritária a contexto geral e local, e que o suporte digital é sempre uma segunda opção para os leitores.

Palavras-chave: Livro. Leitura. Suporte digital. Livro digital. Necessidade informacional.

Texto completo: PDF