Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
CIBERCRIMES E PRIVACIDADE EM REDE: O QUE A BIBLIOTECONOMIA TEM A VER COM ISSO?
Rosiane Ferreira de Castro, Bianca Christian Santos Cunha, Jacqueline de Jesus Ferreira Abrantes, Paulo Roberto Nascimento

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: Enfatiza-se sobre o surgimento do computador, mencionando a internet e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como a relevância da criação de ambos para o desenvolvimento da humanidade. Evidencia-se o crescimento de crimes no ciberespaço, assim como a legislação que trata sobre os mesmos. Destaca-se o fluxo informacional e a importância do uso de recursos de segurança em rede. Utiliza-se como metodologia de desenvolvimento, a pesquisa bibliográfica documental, com finalidade de fundamentar os estudos e compreender, com base em teóricos, visões sobre a temática. Objetiva-se identificar a relação entre a Biblioteconomia, bem como o bibliotecário em quanto profissional da informação e os cibercrimes. Conclui-se que o bibliotecário exerce um papel relevante neste cenário, visto que este trata de conteúdos informacionais, bem como da disseminação e construção do conhecimento, na qual pode auxiliar no tratamento de informações, criação de softwares e mecanismos de proteção aos usuários no ciberespaço.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Ciberespaço. Cibercrimes. Bibliotecário.

Texto completo: PDF