Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
O ESTUDO DOS USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O MODELO TEÓRICO DE THOMAS J. ALLEN NA CONSTRUÇÃO INTELECTUAL PROATIVA DOS DISCENTES DO 2º PERÍODO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Aderlou Oliveira Silva, Eliel Silva Cardozo, Fernanda Fonseca Neves, Cassia Cordeiro Furtado

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

A construção intelectual proativa dos discentes do 2º período do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e o estudo dos usuários da informação sob a ótica do modelo teórico de Thomas J. Allen. Utiliza como metodologia de desenvolvimento a pesquisa bibliográfica e documental, com o intuito de fundamentar os estudos analisados e compreender seus entrelaçamentos. Aborda a relevância dos estudos de Allen para as mudanças na relação estudo de usuário x bibliotecário. Enumera os conceitos dos termos estudo de usuário, informação e cidadania adotados o longo do tempo. Explicita a informação como um dos fatores de inclusão social. Apresenta questionamentos e inquietações sobre a modificação na postura dos frequentadores de bibliotecas na Sociedade da Informação. Enfatiza a participação do bibliotecário na construção do usuário como ser social cientista,profissional e cidadão. Conclui que somente o livre acesso não garante ao usuário o uso pleno de uma informação e que os usuários estão cada vez mais exigentes e independentes.

alavras-Chave: Estudo de usuário. Teoria de Allen. Acesso à informação. Biblioteca. UFMA.

Texto completo: PDF