Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
TENDÊNCIAS TEMÁTICAS DOS GRADUANDOS EM BIBLIOTECONOMIA: UM ESTUDO A PARTIR DOS TCC´s DE BIBLIOTECONOMIA DA UFRN
Arthur Ferreira Campos, Melissa Gabriely Fontes, Claudialyne da Silva Araújo

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta um apanhado de dados das monografias dos graduandos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2010 a 2014. Como base, o questionamento e objetivo têm a finalidade de constatar se há alguma tendência temática ou um ‘modismo temático’ sobre os temas pesquisados, isto é, se há lacunas temáticas criadas pelos graduandos do curso de Biblioteconomia em suas monografias, as quais são critérios de avaliação final para se obter o diploma de profissional. Os temas de base para as análises foram as quatro grandes áreas da Biblioteconomia: Fundamentos Teóricos, Recursos e Serviços de informação, Gestão de Unidades de Informação e Organização e Tratamento da Informação. Para isso, foi feita uma análise a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do período de quatro anos (2010 a 2014), para afirmar os resultados obtidos. O apanhado foi feito consoante o controle bibliográfico do Núcleo Temático da Seca (NUT – SECA), o qual equivale a um centro de documentação arquivístico localizado na própria UFRN, e a Biblioteca Digital de Monografias da UFRN, que é o repositório digital da Instituição. A metodologia foi qualitativa - quantitativa por meio do apanhado de dados, construção de gráficos e as análises a partir da problemática do estudo. Teve como resultado final uma grande tendência temática nas tecnologias de informação e uma lacuna nos temas tradicionais como, por exemplo, Organização e Tratamento da Informação.

Palavras-Chave: Tendências temáticas. Tecnologias da Informação. Biblioteconomia. UFRN. Trabalhos de Conclusão de Curso na área de Biblioteconomia.

Texto completo: PDF