Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
RICARDO BRENNAND: BIBLIOFILIA E ACESSO PÚBLICO
Ana Rosa da Silva

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar o colecionismo bibliográfico de Ricardo Brennand e o desenvolvimento de coleções da biblioteca do IRB (Instituto Ricardo Brennand) a partir do ponto de vista da bibliofilia. Definindo e diferenciando o conceito da bibliofilia, contextualizando-a dentro da realidade do Instituto, além das contribuições para a sociedade. A base da metodologia foi de revisão literária e da discussão dos projetos de digitalização. A justificativa parte de um interesse resgatar esse assunto tão antigo e pouco lembrado nos dias atuais e também de mostrar sua importância para a origem das bibliotecas particulares com acesso publico.

Palavras-chave: Bibliofilia. Ricardo Brennand. Biblioteca Instituto Ricardo Brennand.

Texto completo: PDF