Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
NOVAS DISCUSSÕES, ANTIGOS DESAFIOS SOBRE A BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA CORRENTE E O CONTROLE BIBLIOGRÁFICO UNIVERSAL
José de Sousa Silva, Priscila Correia de Lima, Samara Ferreira da Silva, Fabiana A. Lazzarin

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Resumo: O presente trabalho aborda questões sobre o Controle Bibliográfico Universal (CBU), do qual tem permitido acesso com maior rapidez e facilidade aos dados bibliográficos dos países. Em 1974 foi um dos temas debatidos pela Conferência Intergovernamental sobre o Planejamento Nacional de Infraestrutura de Bibliotecas, Documentação e Arquivos e ainda são poucas as produções que retratam essa temática. Dessa forma, discutiremos as definições e a importância das bibliografias nacionais correntes que se constitui como um dos objetivos e ao mesmo tempo um dos grandes desafios do CBU, ou seja, a instalação de uma rede composta de elementos nacionais, cada um dos quais, de forma totalmente apta, a cobrir o amplo campo das atividades editorias e bibliográficas. Nosso campo de observação se estrutura a partir da revisão bibliográfica através da historiografia, do qual perscrutaremos fontes organizadas de informação primária, secundária e terciária através de canais formais, bem como fontes de informação dispersas, através de literaturas cinzentas em seus sistemas de comunicação informal, tudo com o intuito de abranger em sua natureza qualitativa e de forma fidedigna algumas publicações historiográficas que abrangem o cenário do CBU e os desafios das bibliografias nacionais correntes.

Palavras-chave: Agência Bibliográfica Nacional. Biblioteconomia. Bibliografias Nacionais. Controle Bibliográfico Universal. Informação e Controle Bibliográfico.


Texto completo: PDF