Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
BIBLIOTECÁRIO E O ESTUDO DE USUÁRIOS: PERSPECTIVAS SOBRE A BIBLIOTECA DA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO- LILAH LISBOA DE ARAÚJO (EMEM)
Thalyta de Carvalho Cordeiro, Bianca Christian Santos Cunha

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: Enfatiza-se sobre a necessidade informacional do usuário que tem se diversificado cada vez mais, bem como se aborda o bibliotecário, enquanto profissional da informação, como gestor e mediador da mesma. Evidencia-se o crescimento do fluxo informacional e a importância do Estudo de Usuários, no que tange a satisfação dos usuários ou clientes. Utiliza-se como metodologia de desenvolvimento a pesquisa bibliográfica documental e a de campo, com a finalidade de fundamentar os estudos analisados, afim de compreender os resultados com base nos teóricos que abordam sobre a temática, bem como na prática efetuada pelos bibliotecários. Objetiva-se identificar a relação que o Bibliotecário (a) da Biblioteca da Es cola de música do Estado do Maranhão (EMEM) assume com relação ao Estudo prévio dos usuários. Conclui-se que ainda há um número reduzido daqueles que reconhecem a importância dessa metodologia de trabalho, visando atender as necessidades dos usuários, assim como o reconhecimento da sua atuação e práxis.

Palavras-chave: Estudo de Usuários. Bibliotecário. Biblioteca da EMEM.1

Texto completo: PDF