Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
A IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ARQUIVÍSTICOS PARA MELHORIA NA QUALIDADE DA GESTÃO INSTITUCIONAL: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Ramon Maciel Ferreira, Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, Ismaelly Batista dos Santos Silva

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

aborda a gestão do ponto de vista arquivístico como fator de impacto para melhoria na gestão institucional. Trabalha no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil. Faz uso da abordagem de gestão de processos institucionais utilizando como parâmetro o ciclo Plan – Do -Check – Act (PDCA). A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo exploratória e lança mão da metodologia de estudo de caso utilizando como abordagem a análise qualitativa dos dados coletados. Como objeto de estudo e análise foi utilizada a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) localizada no estado de Minas Geras – Brasil. As fontes bibliográficas utilizadas foram: livros, revistas científicas, periódicos, legislação em nível federal e institucional, bem como resoluções do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Como resultados são apresentados diálogos sobre políticas e necessidades de aplicação de sistemas gestores na esfera pública governamental com foco na eficiência dos processos administrativos. Por fim, são descritas as adequações legais inerentes à gestão de documentos de arquivos na perspectiva da UFJF observando o modelo de gestão PDCA.

Palavras-chave: Gestão de Documentos. Universidades Federais. Arquivística. Administração Pública. Plano de Desenvolvimento Institucional.

Texto completo: PDF