Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
O BIBLIOTECÁRIO E A REPRODUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS EM DESENHOS ANIMADOS
Paulo Roberto Nascimento, Lia Margarida Ferreira, Maria Mary Ferreira

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: As relações estabelecidas entre os bibliotecários e a sociedade inferem diretamente na relação que será instituída entre os usuários de uma unidade de informação e o profissional da informação supracitado, assim levando esse profissional a obter uma imagem e representatividade definida no consciente da população. Tendo em vista que o imaginário popular confere um revés deturpado no que se refere ao real papel do bibliotecário. Neste estudo buscamos analisar acerca da reprodução dos estereótipos conferidos a esses profissionais em desenhos animados. O estudo foi realizado através da análise de dois desenhos animados, o longa metragem “Universidade monstro” e um episódio da animação “Kick Buttowski: Um Projeto de Dublê”, ambos pertencentes a empresa de grande divulgação em massa The Walt Disney Company. Refletir sobre a construção feita em torno da preconcepção do fazer do bibliotecário e suas características, e como podem estagnar o perfil do profissional e impactar negativamente no viés social da profissão do bibliotecário. A pesquisa caracteriza-se como revisão de literatura, abordando diversos pontos de vista de alguns autores. Conclui-se que o bibliotecário necessita empenhar-se no trabalho de desmistificação de sua imagem perante a sociedade e especialmente no imaginário construído na formação pedagógica das crianças que absorvem informações errôneas e reproduzem a visão estereotipada deste profissional.

Palavras-Chave: Bibliotecário. Estereótipos. Imagem. Representação social. Desenhos animados.

Texto completo: PDF