Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
LITERACIA INFORMACIONAL: SUAS COMPETÊNCIAS NA VISÃO DO GESTOR DA INFORMAÇÃO
Carlos Gabriel da Silva, Chris Taíne Muniz da Silva, Elanna Beatriz Americo Ferreira, Wiviann Abreu Cavalcante

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Este artigo tem como objetivo de apresentar a literacia informacional como um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico que são necessários para aceder, avaliar, e usar a informação de forma eficiente. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com o intuito de abordar o tema para a visão do gestor da informação interligado a competência informacional que envolve as habilidades e maneiras de mediar a informação.Dessa forma o assunto em questão é extremamente relevante devido à grande quantidade de informações que são despejadas no nosso dia-a-dia. E mais uma vez a importância de um profissional da informação é fundamental para fazer o processo de “filtragem informacional” facilitando o processo de assimilação dos usuários, e assim utilizarem a informação como um objeto estratégico, para uma vantagem competitiva no mercado.

Palavras-chave: Literacia. Informação. Competência Informacional.

Texto completo: PDF