Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: UM OLHAR DA MUSEOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA
Ludmilla Silva de Oliveira, Fernanda Costa, Thiago Lima Souza

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: Tendo em vista a necessidade de políticas públicas mais especificas e que realmente tenham atuação no âmbito de museus e bibliotecas, essa comunicação, tem como objetivo apresentar um panorama histórico e a evolução das políticas culturais, abarcando especialmente o campo da museologia e biblioteconomia, como áreas de mesma relevância dentro das ciências sociais aplicadas. Através do método analítico-critico e de uma pesquisa bibliográfica, nossa metodologia parte de diversas fontes de informação, onde podemos observar os desafios é perceber como problemática a implantação dessas políticas no que tange o nível da cultura e das artes. Pretende-se com essa discursão, abrir o debate sobre a temática, com perspectiva de mobilizar novos atores, que criem uma percepção para a à importância de se discutir cientificamente sobre o desenvolvimento das políticas públicas culturais para o desenvolvimento desses espaços culturais. Contudo a muito ainda a ser pesquisado e colocado em pratica sendo esse trabalho apenas uma instigação sobre o tema.

Palavras-chave: Políticas públicas; Museologia; Biblioteconomia.1

Texto completo: PDF