Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS UNIVERSIDADES
Cínthia Reggiane Cordeiro de Almeida, Edjael Muniz de Castro

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

A produção do conhecimento está presente em todos os currículos das universidades, demonstrando assim sua importância no meio profissional e é de responsabilidade das instituições de ensino estimular o desenvolvimento do espírito reflexivo e da investigação científica. Adota-se como metodologia de desenvolvimento a pesquisa qualitativa e a pesquisa bibliográfica, com o intuito de fundamentar os estudos analisados, entender seus desdobramentos e suas aplicações na prática. Objetiva buscar subsídios no contexto da educação formal, mais especificamente, no Ensino Superior, o estudo da produção científica como forma de despertar o interesse dos jovens à pesquisa, à crítica, à busca pelo conhecimento e à produção textual e o papel do pesquisador como construtor nesse contexto. Quanto aos resultados percebe-se que os alunos sabem da importância das técnicas de estudo para produção do conhecimento, porém grande parte tem dificuldades na hora de elaborar uma produção científica e a maioria realizou apenas um projeto de pesquisa durante todo o curso.

Palavra-chave: Metodologia científica. Iniciação científica. Produções acadêmicas. Conhecimento. Pesquisa.

Texto completo: PDF