Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO “CONHECENDO A UFCA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO SOB A ÓPTICA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
Cinthia Thamiris Fernandes, Raylene Araújo Loiola, Priscila Correia de Lima, Francisco Ewerton Estevão Santos, Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

O trabalho apresenta o curso de Biblioteconomia junto ao PET qual a importância da interação entre universidade e escola, onde através do projeto Conhecendo a UFCA em parceira com os outros cursos de graduação e seus PET’s, discute a relação entre ensino superior e ensino básico. Aborda sobre o curso de Biblioteconomia e o Programa de Educação Tutorial (PET) ao qual o curso está vinculado. Tece considerações sobre a idealização desse projeto, destacando quais as escolas de ensino médio envolvidas, seus históricos de criação e o porquê de as escolher, esclarecendo qual a metodologia do projeto e sua aplicação na prática. Por fim, conclui-se através de algumas reflexões a importância de se aproximarem essas duas realidades, a escola básica e a universidade, evidenciando que através desse projeto colaborativo, é maior o número de alunos que ingressam na universidade, conhecendo o curso de sua preferência e com isso, diminuindo o risco de evasão.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Ensino Básico. Ensino Superior. Programa de Educação Tutorial. Projeto Conhecendo a UFCA.

Texto completo: PDF