Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
BIBLIOTECAS ESCOLARES E OS NATIVOS DIGITAIS
Josiclea dos Santos Cardoso, Maíra de Jesus Silva Muniz, Joelma Almeida Santos Vieira

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

As bibliotecas escolares não são apenas um local que se armazena o saber, o conhecimento e a cultura em geral. São principalmente templos da essência humana e da transmissão da informação representada por meios bibliográficos, não bibliográficos, sociais e tecnológicos. As bibliotecas escolares servem para perpetuar a sabedoria mais pura e salutar: a das crianças e jovens. Nos dias atuais com as gerações conectadas a tecnologia a biblioteca escolar tem que ser um elo entre a tecnologia e a informação. A geração dos nativos digitais está cada vez mais acelerada em virtude do avanço da tecnologia e essa geração é geração que nascem conectadas com o mundo tecnológico. O artigo analisa como a biblioteca escolar e a geração dos nativos digitais se se estão atreladas com o intuito de facilitar o aprendizado do aluno. O objetivo é refletir como a escola se porta diante dessa nova geração no ambiente escolar. A metodologia é de cunho bibliográfico, que fala de alguns pontos dos teóricos sobre ambos os assuntos. As conclusões apresentadas enfatizam a suma importância do papel da escola na formação intelectual do aluno, junto com a tecnologia que a geração dos nativos digitais estão presentes.

Palavras-chave: Bibliotecas escolares. Nativos digitais. Tecnologia. Informação. Alunos

Texto completo: PDF