Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O PROJETO DE EXTENSÃO PET/BIBLIOTECONOMIA NAS ESCOLAS DE SÃO LUÍS
Larissa Silva Cordeiro, Raysa Beatriz Silva Lemos, Thamiris Iara Sousa Silva, Vanessa Thalyane Pereira Ferreira, Maria Mary Ferreira

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

O presente estudo aborda a contribuição do Programa de Educação Tutorial (PET)/ Biblioteconomia, para a extensão universitária no contexto Maranhense. Relata como os projetos de extensão realizados pelo PET/ Biblioteconomia tem contribuído para elevar o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrando-o na sociedade e, ao mesmo tempo, propiciando o envolvimento de alunos e professores na extensão universitária. Explana a importância e a dimensão social da extensão universitária, salientando que o principal valor dela é sua busca pelas transformações sociais, uma vez tendo esta compreensão, é suficiente para perceber a relevância da extensão para formação universitária. Descreve a contribuição do PET/ Biblioteconomia para extensão na UFMA, ressaltando o projeto de extensão Bibliotecas, bibliotecários, leitura, ciência e informação: socializando as práticas e saberes dos profissionais da informação, realizado nas escolas da rede estadual de ensino em São Luís. Discute o olhar dos alunos participantes do projeto sobre o espaço das Bibliotecas e o papel do Bibliotecário. Constata que a partir do instrumento aplicado no decorrer do projeto foi verificado que os alunos passaram a ter uma visão mais real do fazer bibliotecário, identificando os múltiplos campos de atuação e destacando a importância deste profissional como mediador da informação.

Palavras-chave: Extensão Universitária. Programa de Educação Tutorial. Biblioteconomia. Bibliotecário. Biblioteca.

Texto completo: PDF