Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, VIII Seminário de Saberes Arquivisticos

Tamanho da fonte:
O Google Acadêmico como mecanismo de auxílio na construção de trabalhos científicos e correlato ao letramento informacional
Maria Eduarda de Oliveira Santos, Eliete Correia dos Santos

Última alteração: 2017-08-16

Resumo

Este trabalho procura explanar o uso do Google Acadêmico como recurso na edificação de trabalhos científicos, bem como, suas funcionalidades e aplicações, entendidas aqui como mecanismos beneficiários para pesquisadores e alunos, ademais houve uma pretensão de expor para a comunidade acadêmica um instrumento útil para o âmbito científico e seu contato com o Letramento Informacional. Os procedimentos metodológicos são de uma pesquisa exploratória, de cunho quanti-qualitativo, com a aplicação de dois questionários aos discentes do curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus V. Os dados revelam que muitos conheciam a ferramenta, no entanto não exploravam profundamente as suas funcionalidades, pois não conheciam. Conclui-se que este instrumento de pesquisa pode ser uma assertiva um tanto promissora na concepção de trabalhos científicos em geral, além de proporcionar um vasto conteúdo acerca da literatura erudita acadêmica, ainda propicia múltiplos serviços úteis para pesquisadores de qualquer esfera e pode ser explorado para o estudo de diversas vertentes, entre elas, o Letramento Informacional.

Palavras-chave: Google Acadêmico. Letramento Informacional. Trabalho Científico

Texto completo: PDF