Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, VIII Seminário de Saberes Arquivisticos

Tamanho da fonte:
Despertando os estudantes para a pesquisa: As contribuições do recurso “Estrela de Davi” para a iniciação da escrita na academia
Igor Vinícius Pinto de Sales, Vitor Hugo Texeira Araújo, Eliete Correia dos Santos

Última alteração: 2017-08-16

Resumo

O presente trabalho consiste em uma explanação acerca do recurso Estrela de Davi – um instrumento desenvolvido com vistas a facilitar a produção científica pela elucidação das etapas de planejamento e escrita de gêneros acadêmicos. Embasada na teoria Bakhtiniana, a pesquisa bibliográfica tem o objetivo de apontar as contribuições da Estrela de Davi no auxílio a estudantes para a produção de artigos acadêmicos e de relatar as atividades desenvolvidas até o presente momento no processo de sua ampliação para o ambiente digital pela construção de um software. A coleta dos dados se deu no decorrer das atividades dos projetos sobre Linguagem, Cultura e Memória (pesquisa) e Linguagem, Arquivologia e Tecnologia (extensão), e também a partir das atividades de monitoria, pelo acompanhamento da produção de artigos, na área da Arquivologia, desenvolvidos por estudantes ainda no segundo período da graduação. Os dados expressam que a Estrela de Davi atinge aos objetivos a que se propõe enquanto subsídio para tais empreendimentos. Conclui-se que são válidos e viáveis todos os esforços para a sua expansão e utilização também em ambiente informatizado.

Palavras-chave: Gêneros Acadêmicos. Literacia Informacional. Estrela de Davi.

Texto completo: PDF