Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, VIII Seminário de Saberes Arquivisticos

Tamanho da fonte:
Diagnóstico, organização e intervenção no acervo histórico-escolar do arquivo de escolas extintas de João Pessoa
Ramsés Nunes e Silva

Última alteração: 2017-08-16

Resumo

Este artigo se dedica à possível reflexão disposta pela instrumentalização, estruturação e organização do Arquivo de escolas extintas de João Pessoa-PB. Partimos da perspectiva investigativa junto à iniciação científica, que delimita a necessidade de intervenção no espaço arquivístico supracitado. Haja vista, a atual realidade apresentada pelo acervo observado, previamente, nos propomos a intervir a partir de instrumental forense. Posto que aquele arquivo se apresenta desestruturado, sem a presença de técnicos ou graduados em arquivologia, a darem suporte ao acervo histórico-escolar, e com grande massa documental em relativa desordem. A levar em consideração o significado, bem como a importância do conteúdo informacional, escolar, patrimonial, e os desdobramentos arquivísticos que possam ser mediados na triagem e análise documental, se apresenta possível um profícuo trabalho de sistematização arquivística e patrimonial escolar.

Palavras-chave: Arquivos escolares. Arquivologia. História.

Texto completo: PDF