Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Abertura política e os debates socioambientais: propostas da APAN (Associação Paraibana Amigos da Natureza), em João Pessoa no período de 1978 a 1985.
Gutierre Faria Alves

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Este estudo tem como objetivo central analisar os debates em torno das ideias socioambientais promovidas pela APAN (Associação Paraibana Amigos da Natureza), durante a década de 1980 em João Pessoa, dentro do contexto de redemocratização que o estado da Paraíba estava inserido.  Para isso, é importante constatar que a heterogeneidade da entidade com a participação de professores, artistas plásticos, arquitetos, estudantes universitários e engenheiros, serviu para elaboração de ideias ligadas a proteção do meio ambiente e a construção de uma sociedade socialmente mais equilibrada. O que gerou embates e conflitos com prefeitos, governadores, agentes imobiliários, donos de empreiteiras e industriais na referida cidade. Os debates em torno da proibição da caça a baleia no estado e contra a verticalização do litoral pessoense (focos deste artigo) foram noticiadas pelos jornais A União, O Correio da Paraíba e O Norte, nos servindo como fonte de pesquisa para a compreensão em torno destas duas questões. Sendo assim, para a realização do estudo, fizemos o cruzamento dos textos jornalísticos com analise da bibliografia especifica a respeito do período de redemocratização da Paraíba e o advento das ideias ambientais no contexto brasileiro/paraibano, além de uma entrevista oral (concedida este ano) com a presidente da entidade à época, Paula Franssinete. Portanto, entendemos que o nosso artigo se encaixa na proposta deste simpósio temático, pois acreditamos que as ideias ambientais foram divulgadas a partir da “abertura politica” do presidente Figueiredo, o que ocasionou em todo o Brasil, de acordo com Jacobi (1987), o surgimento de novos movimentos sociais urbanos, como o movimento negro, feminista e o movimento ambiental. Dito isto, a problematização dos debates em torno de causas ambientais no período em questão é importante para dar visibilidade ao tema ainda pouco abordado pela historiografia paraibana: os movimentos ambientais da Paraíba.

Texto completo: PDF