Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: AS LEIS 10.639/003 E 11.645/008 COMO ELEMENTOS DE IDENTIDADE E RECONHECIMENTO NA ESCOLA ENÉAS CAVALCANTE
Leonardo Sousa da Silva

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Este trabalho tem por objetivo tornar público os resultados parciais da pesquisa realizada na Escola Enéas Cavalcante, situada na cidade de Alagoa Grande – PB, onde estão sendo estudadas as práticas docentes dos profissionais dessa instituição com a finalidade de perceber quais mecanismos são por eles utilizados, ou não, para a prática de uma educação para as relações étnico-raciais, conforme orientam as Leis 10.639/003 e 11. 645/008. Por meio de entrevistas ao gestor e aos professores, das observações do ambiente escolar e dos livros paradidáticos buscamos perceber como os (as) professores (as) e gestor (a) escolar comportam-se perante a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena. Foram utilizadas pesquisas de ANDRADE & BARRETO (2013), MARTINS (2013), PAIVA (2012), RIBEIRO; GONÇALVES & CARDOSO (2012), com a finalidade de compará-los ao nosso estudo e perceber as semelhanças e discrepâncias. Até o momento atual da pesquisa foi percebido que na escola os alunos tem fácil acesso aos livros enviados à escola pelo MEC, que os professores desenvolvem parcerias para se trabalhar a cultura local e que há conhecimento sobre o que as leis 10.639/003 e 11.645/008 dizem, porém as mesmas são mal interpretadas, entendem os professores que os alunos negros não se valorizam e que é dos mesmos esse papel.

Palavras-chave: Práticas docentes. Ralações Étnico-raciais. Mapeamento

Texto completo: PDF