Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Notícias e anúncios sobre instrução no jornal O Publicador (1884-1886).
Carolina Rocha

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar a pesquisa e estudo acerca do jornal, O Publicador, impresso pela Typografia de José Rodrigues da Costa que circulou na província da Paraíba do Norte entre os anos de 1862 a 1886. O referido periódico foi considerado à época como sendo de cunho liberal. A comunicação que trazemos faz parte do trabalho em desenvolvimento de iniciação científica intitulado: “Imprensa e impressos na Paraíba na segunda metade do século XIX: tipografias, livros e compêndios escolares” e está vinculado ao Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO) da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa dedicou-se inicialmente ao recolhimento de informações acerca da tipografia e dos discursos proferidos no periódico estudado acerca de temas relacionados à instrução e educação à época. Procurou-se atentar, também, aos anúncios publicados no jornal em virtude de sua importância para apreender a circulação dos livros e os compêndios escolares que eram impressos pela tipografia e escolhidos para serem vendidos. No que se refere aos anúncios percebemos ainda uma variedade de produtos a venda e produzidos na própria tipografia, além de serviços oferecidos e propaganda. Processou-se a análise e interpretação das matérias que se referiam à educação e à instrução pública. Para a referida comunicação escolhemos a década de 1880 para ser trabalhada, pois achamos a mais significativa para atender aos objetivos propostos para essa comunicação. A respeito da estrutura das publicações do jornal, pode-se afirmar que as suas seções não possuíam uma rigorosa ordem a ser seguida, exceto os anúncios que vinham sempre ao final do jornal. Valem ressaltar as três seções que apreciam com maior frequência: Noticiario que vinha trazendo notícias da própria província e de suas vizinhas; notícias referentes à educação e a chamada de Parte Official que trazia leis e ordens assinadas pelas as autoridades locais. O Publicador apresentava ainda uma seção na qual o redator e/ou os colaboradores escreviam, porém não se sabe ao certo quem escrevia pela falta de identificação dos textos jornalísticos, procedimento bastante comum ao longo do século XIX, nessa seção é possível perceber o direcionamento político, social e cultural do periódico.

Palavras-chave: Instrução, Periódicos, Paraíba do Norte.

Texto completo: PDF