Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Histórias em quadrinhos e ensino de História: diálogos e abordagens
Keliene Christina da Silva

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

A abertura do conhecimento histórico proporcionada pela Escola dos Analles refletiu também no campo da educação. A partir do momento em que toda produção humana passou a ser de interesse dos historiadores, a renovação no campo da pesquisa atingiu as salas de aula. As aulas de história, consideradas enfadonhas e decorativas, tiveram o acréscimo de outros veículos para pensar o conhecimento histórico, como o cinema, a fotografia, música, entre outras. Entre elas, uma linguagem nos chama a atenção em especial: as histórias em quadrinhos. Recentemente, tem se observado uma quantidade significativa de estudos acadêmicos sobre os quadrinhos, assim como sua crescente presença tanto nos livros didáticos quanto nas listas do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola). O presente artigo discute as possibilidades didáticas que as histórias em quadrinhos apresentam, buscando, através delas, propor abordagens para o ensino de história, tendo como foco a ressignificação dos conteúdos curriculares através da produção do aluno.

Texto completo: PDF