Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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PEDAGOGIAS DO CORPO: HIGIENE E EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MODELADORA DE CORPOS SAUDÁVEIS E VIGOROSOS (BRASIL E COLÔMBIA - 1920 / 1940)
Alexandro dos Santos

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar a circulação do ensino de Higiene e Educação Física no Brasil e na Colômbia durante as décadas de 1920 e 1940, como parte do processo de medicalização e modelação de corpos saudáveis e vigorosos. Nas pesquisas realizadas percebemos que esse processo ocorria de forma semelhante nos dois países referenciados. A característica principal do ensino dessas duas disciplinas constituía em disciplinar, adestrar, higienizar, civilizar e modernizar o corpo dos sujeitos através de práticas esportivas. As crianças tinham seus corpos submetidos a diferentes atividades recreativas de acordo com as diferenças de sexo e idade. Os meninos realizavam atividades físicas para desenvolver um corpo robusto e saudável atendendo uma ordem social civilizatória, fazendo parte de uma sociedade que se dizia moderna e civilizada. Enquanto, as meninas tinham seus corpos modelados através de atividades físicas mais leves, suaves preparando-as para serem filhas, esposas obedientes, e mães prestativas no cuidado com a casa e filhos. Desse modo, recorremos a um conjunto de fontes fruto de pesquisas realizados em arquivos desses dois países: no Brasil, utilizamos a Revista do Ensino do Estado da Paraíba (1932-1942), Revista do Ensino do Estado de Alagoas (1922-1927), e o Jornal A União (1930 a 1937). Da Colômbia, a Revista Salud y Sanidad (1932-1937), Revista Cromos (décadas de 20, 30 e 40). Estabelecemos um diálogo com a historiografia relacionada ao tema, a exemplo de Soares Júnior (2011-2015), Soares (2004), Vago (2002), Oliveira e Beltran (2013), Ghiraldheli Júnior (1991), Penagos & García (2014). Nossa narrativa foi pensada a partir das análises do aporte teórico-metodológico de abordagem da Nova História Cultural, através dos conceitos de cultura física Soares Júnior (2015), gênero Louro (2010) e poder disciplina de Michel Foucault (2010). Neste período analisado a modelação do corpo dos sujeitos fazia parte dos objetivos de políticos, médicos e pedagogos na produção de corpos higienicamente saudáveis e vigorosos. As disciplinas de Higiene e Educação Física era o caminho mais rápido e fácil para se conseguir alcançar tais metas.


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