Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Formação Continuada de Professores/as e a Educação para Igualdade Racial: um desafio político
Waldeci Ferreira Chagas

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

As leis 10.639/003 e 11.645/008, à medida que trouxe a obrigatoriedade de as escolas da educação básica inserir no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena e de assim fazer valer a educação étnico-racial, impôs as IES um desafio, sobretudo, porque essas leis apesar de obrigar a implementação de tais conteúdos não fazem menção a formação de professores/as. Diversos projetos de formação continuada relativos a educação para a igualdade racial tem se evidenciado em universidades públicas Brasil a fora, no entanto, não tem contemplado o universo de profissionais da educação básica, haja vista as redes públicas de ensino nem sempre tomarem para si esta questão. Nesse sentido este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a formação continuada de professores/as no campo da educação étnico-racial a partir da experiência realizada pela UEPB em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Alagoa Grande - PB, visto que o propósito do projeto desenvolvido fora capacitar professores/as a trabalhar na sua prática cotidiana em sala de aula a educação para a igualdade racial. Refletir sobre tal questão é relevante, porque possibilita pensar o papel das IES na sua efetivação e como essa modalidade de educação se configura ou não na prática de professores/as em sala de aula?

Palavras-chave: formação de professores/as, educação étnico-racial, currículo escolar.

Texto completo: PDF