Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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"O BOÊMIO NÃO TEM MAIS DO QUE UM LAR": A BOEMIA E O SER BOÊMIO NOS SAMBAS DAS DÉCADAS DE 1940 E 1950.
Uelba Alexandre do Nascimento

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


As palavras "boemia" e "boêmio" tem muitas implicações históricas, mostrando como elas foram construídas sob estereótipos e sinônimo de “vagabundagem”. Sendo identificada assim, a boemia e o boêmio passam ao imaginário popular como “vida extravagante, vida airada e sem compromissos” e desta forma, cria-se representações entre os compositores/as e cantores/as, marcadamente entre as décadas de 1940 e 1950, sobre este mundo que prevalece até hoje. Neste artigo, temos por objetivo discutir como alguns sambas do período retratavam a vida boêmia e uma suposta tentativa de "regeneração do boêmio" no período estadonovista, além das relações de gênero que este mundo comportava, quer seja no bar, no lar ou no cabaré.

Palavras chave: Boemia, Samba, Relações de Gênero.


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