Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
A Fascistização da Sociedade Brasileira e as Implicações para o Exercício da História
Rosa Maria Godoy Silveira

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

A atual conjuntura vivida pela sociedade, com novas configurações, vem revolver e  acentuar o profundo lastro de cultura autoritária, discriminatória e preconceituosa que marcou a formação histórica brasileira. Intolerância religiosa, intolerância política, intolerância de gênero, entre outras, têm permeado a mídia, elites políticas e o cotidiano. Estas intolerâncias têm se espraiado para a Escola, com medidas e atitudes de cerceamento à liberdade de expressão, interferindo no trabalho dos docentes. O campo da História, por seu objeto, é um dos alvos preferidos desse pensamento e ações intolerantes. Este trabalho se propõe a debater estas questões e as perspectivas no exercício da profissão: como se articula o novo da Globalização e de seu discurso das diversidades com o velho de uma mentalidade que não as admite? De que formas esse processo esta ocorrendo? De que forma está ocorrendo na Escola? Quais são suas reverberações no Ensino de História? Busca-se refletir sobre este tema inscrevendo essas intolerâncias como formas de legitimação das práticas de exercício de poder.

Texto completo: PDF