Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Crianças escouths: o escoteirismo a preleção aos corpos fortes e sadios na Paraíba (1930-1940)
Azemar dos Santos Soares Júnior

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar a prática do escoteirismo enquanto uma modalidade esportiva nas escolas da Paraíba na década de 1930. Dentre as diversas modalidades de educação física desenvolvidas nas escolas paraibanas, a ginástica sueca e o futebol, tornaram-se as mais indicadas pelos médicos e desejadas pelos alunos, respectivamente. Porém, outra modalidade, começava a despontar como formadora de corpos fisicamente vigorosos: o escoteirismo. As atividades de campo, acabavam por dar disciplina ao corpo, tornava-os fortes, ensinava-lhes técnicas de sobrevivência, formas de proteção contra as doenças e certas posturas éticas. Um exercício que reunia o tema em voga fortemente defendido pelo discurso médico-pedagógico da época: uma mente sã, um corpo sadio. Força e inteligência davam as mãos. Metodologicamente, analiso os discursos publicados pelo jornal A União e pela Revista do Ensino da Paraíba, que dedicaram páginas ao tema do escoteirismo. Analisar os corpos de crianças escouths, é possível, ao som dos acordes de Clio, entoando as regras da História Cultural na produção de histórias do corpo, da saúde e das doenças.

Texto completo: PDF