Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
ENTRE RITMOS E MÚSICAS: DISCUTINDO A IDENTIDADE AFROBRASILEIRA NA DOCÊNCIA COMPARTILHADA
Maiza Ribeiro de Sousa, Risoneide Silva de Araújo

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O presente trabalho parte de nossas experiências enquanto bolsistas do PIBID (Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) subprojeto de História – UFCG/CFP, na Escola Dom Moisés Coelho na cidade de Cajazeiras-PB. Discutiremos nesse artigo a temática sobre Africanidades, a partir de uma atividade desenvolvida na referida escola. Com a criação da Lei 10.639/003, que institui a obrigatoriedade do ensino afro-brasileiro e indígena nas escolas, esse tema se tornou recorrente nos eventos e nas formações para os docentes, no entanto, percebemos ainda um descaminho com relação à efetivação da lei. Tomando essas questões como base, desenvolvemos uma oficina sobre ritmos e músicas africanas nas turmas de 7º ano “C” e “D”, na qual objetivamos conhecer o sentimento de pertença dos alunos sobre a identidade afrobrasileira a partir de utilização das músicas afros. Compreendendo o processo de inserção dos africanos no Brasil e problematizando como seus ritmos e músicas contribuíram para a formação de uma identidade brasileira, identificando os sujeitos presentes nesse contexto e como os mesmos exploravam dentro do espaço de convívio que até então era desconhecido uma nova maneira de colocar seus costumes. Como resultado da oficina os alunos confeccionaram instrumentos músicas tais como maraca, chocalhos, tambor e pandeiro. Assim percebendo como a batida desses instrumentos remete ao um lugar social de origem africana.

Palavras-chave: Identidades. Ritmos. Músicas.

Texto completo: PDF