Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
NO ALCANDE DAS MÃOS: TICS NO ÂMBITO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA DOM MOISES COELHO NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB.
Jéssica Naiara Silva, Alex Dionizio de Freitas

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a utilização das mídias sociais e o perfil tecnológico dos alunos do fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Moisés Coelho na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano. Chegamos ao século XXI tomados de grandes mudanças que influenciam não só as nossas vidas como a própria organização social. A área das tecnologias foi, e ainda é uma das mais beneficiadas. As TICs são hoje um tema central para o ensino. Chamamos de TIC; tecnologias de informação e comunicação, da ciência da computação. Para pensar ações de intervenção na referida escola através da atuação do PIBID no subprojeto de História realizamos uma pesquisa com todas as turmas do 6° ao 9° ano, a grande maioria dos alunos está conectada a maior parte do tempo á rede. Para chegarmos aos resultados, foram aplicados questionários, nos quais, 202 alunos responderam. As perguntas eram simplificadas com alternativas de múltipla escolha, objetivando saber quais eram os meios e acessos realizados pelos alunos com o uso de aparelhos tecnológicos.  Após aplicação do questionário, analisamos as informações que foram organizadas por meio de gráficos, com intuito de cartografar os aparelhos tecnológicos utilizados por eles, sempre atentando para a idade dos alunos. A princípio, identificamos as redes sociais que são habitualmente manuseados pelos alunos pelo celular. Nesse viés buscamos entender o processo de substituição do computador pelo celular moderno e como essas mudanças no perfil tecnológico dos alunos, como a média de horas acessadas, possibilitam pensar atividades voltadas para o PIBID na forma de ferramentas pedagógicas, envolvendo as TICs.

Palavras-chave: Tecnologias, redes sociais, Prática Pedagógica.

Texto completo: PDF