Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
ABDIAS DO NASCIMENTO: EXPERIÊNCIAS E ESCRITOS PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
Elisa Ferreira Teixeira

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

A inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação a partir das leis 10.639, de 2003 e 11.645, de 2008 foi de extrema importância para a discussão, conscientização e valorização de sujeitos que foram de grande relevância para a história do Brasil. Sabendo disso, o uso das experiências e escritos do intelectual negro Abdias do Nascimento, que sofreu os ardores do racismo e discriminação é muito relevante para uso em sala de aula, pois a partir disso é possível demonstrar o racismo e a luta empreendida por esse sujeito para que o negro tivesse voz e respeito no seu meio, tornando a educação um caminho para a igualdade racial.

Texto completo: PDF