Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA AFRICANA E INDÍGENA NO CURRÍCULO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR GERALDO COSTA
Maria de Fátima de Sales Silva

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O presente trabalho é fruto do projeto de pesquisa intitulado O Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no Currículo da Escola Municipal de Ensino Professor Geraldo Costa, na qual se buscou fazer uma análise do currículo escolar, e nele identificar a inclusão dos temas que prever as leis 10.639/003 e a 11.645/008, ou seja, buscar na pratica pedagógica de professores/as ações afirmativas que tratem a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena de forma a valorizar as multiculturalidades expressas na sociedade e refletidas na escola e diante disso possibilitar aos discentes se reconhecerem. Além disso, mapearam-se as práticas dos/as professores/as, no sentido de identificar os percalços e as dificuldades no trato com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na sala de aula. É possível observar a importância da lei 10.639/03 nesse contexto, uma vez que possibilitará o estudo crítico da cultura afro-brasileira e indígena, transformando o currículo monocultural em um multicultural.

Texto completo: PDF