Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
LEIS 10.639/003 E 11.645/008: CONTEXTO E PRÁTICAS NA ESCOLA JOAQUIM CLEMENTINO DA SILVA FREIRE – ALAGOA GRANDE-PB
Cilene de Sousa Agostinho

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O presente trabalho faz um mapeamento ainda que parcial das práticas docentes relacionadas aos conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na Escola Municipal Joaquim Clementino da Silva Freire e nele destacamos a efetivação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Analisamos se os conteúdos demandados por estas leis estão sendo trabalhados ou não por professores/as, que materiais didáticos são utilizados, e que metodologias são desenvolvidas em sala de aula. A metodologia da pesquisa consistiu inicialmente em observação das práticas docentes na escola, analise do PPP, no sentido de perceber se aborda as leis em questão, observação do ambiente escolar o que possibilitou a construção de um diagnóstico da escola e a realização de entrevistas com professores (as). Paralelo foram realizadas leituras de trabalhos que discutem a temática étnico-racial, o que nos levou a dialogar com Canen & Oliveira (2002), Carmo Pataxó & Pereira (2013), Carvalho (2008) e Sahb (2008). As discussões desses pesquisadores/as nos ajudaram a fazer as relações com a realidade encontrada na escola espaço da pesquisa, principalmente com as abordagens dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena presentes nas práticas docentes.

Palavras-chave: Espaço escolar. Formação cultural. Práticas docentes.

Texto completo: PDF