Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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IMPRESSÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA: o caso dos alunos ingressantes nos cursos de Nível Médio Integrado no IFAM/Campus Eirunepé em 2016
Paulo de Oliveira Nascimento

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


É sabido que o Ensino de História – segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – tem como objetivos (1) a preparação para o trabalho e (2) a formação para o exercício da cidadania. Termos como “sujeito crítico”, “alteridade”, “pluralidade”, “interdisciplinaridade”, “reflexão”, “construção do conhecimento” saltam aos nossos olhos quando lemos estes e outros documentos legais que versam sobre a educação brasileira, de uma maneira geral, e sobre o Ensino de História, em particular. Todavia, quando nos deparamos com realidades escolares específicas, percebemos significativas discrepâncias entre os objetivos traçados nos programas nacionais e o dia-a-dia das escolas, onde as práticas didático-pedagógicas em História estão aquém não apenas daquilo que preconizam os diplomas legais, mas também do conhecimento histórico em voga. Neste trabalho, objetivamos atentar para as percepções que os alunos ingressantes no 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus Eirunepé – em 2016 - possuem acerca do Ensino de História. Para tanto, utilizamos um questionário de perguntas abertas no qual os cerca de 120 alunos responderam às questões diversas, dentre as quais algumas sobre Ensino de História recebido até então. Ademais, realizamos uma análise do Histórico Escolar destes alunos, para colher informações sobre (1) as escolas de origem e (2) as médias obtidas no Componente Curricular “História”, a fim de perceber (1) o Currículo Escolar e Projeto Político Pedagógico e (2) o desempenho individual de cada estudante, respectivamente. Trata-se, pois, de um trabalho que quer compreender qual é a percepção dos alunos sobre a História – enquanto disciplina escolar – ao passo que atenta para a composição curricular e o desempenho escolar dos mesmos, num esforço analítico com vistas em (1) melhorar as nossas práticas didático-pedagógicas cotidianas e (2) contribuir para o debate sobre o Ensino de História nos dias atuais.

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