Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
“Da Política à Instrução: relações entre as culturas políticas e as práticas escolares publicadas no Jornal da Parahyba (1880-1889)”
Victor Albuquerque Santos

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O referido trabalho tem como objetivo a análise das relações entre as culturas políticas e as práticas escolares empregadas pelas autoridades provinciais na sociedade paraibana, tomando como fonte e objeto de estudo os artigos do Jornal da Parahyba nos anos de 1880-1889 em virtude da intensificação dos embates políticos. Dentre os temas identificados ressaltamos os de caráter instrucional como: a questão da Instrução Popular, do Ensino Primário Obrigatório, e a efetivação da Escola Normal. Em relação ao universo das culturas políticas podemos destacar o alcance do poder provincial por parte do partido conservador até a proclamação da república no ano de 1889 e a instauração de um novo modelo político para o país. Estabelecendo essa conexão, propõe-se realçar o papel importante dos jornais como proclamadores de ideários pedagógicos que nos permitiram adentrar ao universo cultural do período no sentido de compreender a circulação de ideias e práticas educativas pretendidas entre os anos de 1880 e 1889. Com isso, o Jornal da Parahyba é evidenciado como um dos mais influentes periódicos do período, pois o jornal criado por Silvino Elvidio Carneiro da Cunha tornou-se expoente do partido conservador. O homem responsável pela criação do referido jornal, conhecido como Barão do Abiahy ocupou também o cargo de diretor da instrução pública da província parahybana. Dessa forma, o periódico foi órgão responsável pela divulgação dos atos oficiais do governo na segunda metade da década de 1880. Isso nos mostra a relevância desse estudo para entendermos o contexto em que se deram as transformações estruturais no que se refere a instrução em conexão ao poder governante vigente. Pretendemos aqui nos referir aos embates e jogos de poder em torno de projetos de nação presentes no Brasil oitocentista. Além disso, pudemos constatar ligações entre os efervescentes posicionamentos políticos conservadores e liberais em diálogo com vários aspectos da sociedade paraibana à época, identificando por meio dos debates nos jornais o enfoque dado pela dialética que insistia em afirmar: Instruir é civilizar e civilizar é instruir.

Palavras-chave: Culturas políticas, práticas escolares, Jornal da Paraíba.

Texto completo: PDF