Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
HISTÓRIA, MÚSICA E IDENTIDADE PARAIBANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O objetivo desta comunicação é relatar a experiência do projeto: “A Paraíba em Canções: História, Música e Identidade Paraibana”, desenvolvido com uma turma de treze alunos durante o ano letivo 2014.1, enquanto professor da disciplina de História da Paraíba II, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O projeto surgiu da necessidade de compreendermos as diversas representações musicais sobre a Paraíba e os paraibanos a partir da análise de cinco canções compostas e gravadas entre os anos 1950 e a primeira década do século XXI. Foram escolhidas as canções: “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo; “Paraíba”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Paraí-bá”, de Cecéu; “Paraíba meu amor”, de Chico César e “Paraíba Joia Rara”, de Ton Oliveira. O projeto foi dividido em quatro momentos complementares: 1) Discussão do tema história e música: limites e possibilidades; 2) Apresentação de seminários; 3) Elaboração de artigos científicos; 4) organização e publicação de um livro-coletânea que levará o nome do projeto. Como conclusão compreendemos a diversidade de representações que as canções aqui citadas elaboraram sobre o estado da Paraíba e os paraibanos, bem como percebemos as múltiplas possibilidades constituídas na relação entre história, música e identidade local.

Texto completo: PDF