Última alteração: 2016-12-19
Resumo
O presente artigo constata a importância da utilização da linguagem cinematográfica no ensino de História, aqui com ênfase no imaginário popular e os símbolos que envolvem a independência do Brasil, vistos a partir da análise cinematográfica do longa metragem “Independência ou Morte”. Como objetivos este artigo destina-se a analisar a construção do imaginário popular bem como os símbolos da independência do Brasil a partir da produção cinematográfica "Independência ou Morte" e constatar a relevância do uso do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de História. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo fundamenta-se na análise de referencial teórico sobre o imaginário popular na independência do Brasil e sua simbologia, linguagem cinematográfica e ensino de História, como também a exposição da experiência com o longa “Independência ou Morte”. As ações de intervenção para aplicação do experimento desenvolvido neste artigo possibilitaram a construção de análise crítica da percepção dos símbolos que envolvem a independência, assim como imaginário popular em torno desse fato histórico.
Palavras-chave: Cinema, símbolos, Imaginário, Independência.