Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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UM OLHAR SOBRE A CONDIÇÃO DA MULHER DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ÓTICA CINEMATOGRÁFICA
Alane Clecia Siqueira dos Santos

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


Este artigo aborda a importância do uso da linguagem cinematográfica no ensino de História, destacando do papel da mulher do campo, visto a partir da ótica cinematográfica do curta metragem “Vida Maria”, resultado de experiências vivenciadas com o Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID, do Curso de História do Centro de Ensino Superior de Arcoverde- CESA, nas intervenções em sala de aula e em cine clubes, no Campo Escolar Centro de Educação de Jovens e Adultos Cícero Franklin Cordeiro- CEJA, localizada no município de Arcoverde- PE. Como objetivos este artigo se dispõe a discutir sobre o papel social da mulher nordestina e os avanços assegurados pelo gênero ao longo das décadas com base na ótica da produção cinematográfica “Vida Maria” e constatar a importância do uso do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de História. A metodologia utilizada para a produção deste artigo embasou-se na análise de referencial teórico sobre questões de noção identitária de gênero feminino, linguagem cinematográfica e ensino de História, como também na apresentação da experiência com o curta “Vida Maria”. As ações de intervenção para aplicação do experimento descrito neste artigo proporcionaram a construção de análise crítica da noção identitária da mulher do campo.

Palavras-chave: Cinema, Ensino de História, Gênero.


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