Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
A NAÇÃO CONSTRUÍDA NO DIA A DIA DAS NOTÍCIAS: O início das comemorações do sesquicentenário da Independência do Brasil
Fabrício de Sousa Morais

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Esse trabalho versa sobre os acontecimentos que deram início às comemorações do Sesquicentenário da Independência, com destaque para os eventos ocorridos no dia 21 de abril de 1972 (Dia de Tiradentes) e o retorno dos restos mortais de D. Pedro I ao Brasil. O dia do martírio de Tiradentes é o prólogo do Sesquicentenário, merecendo uma atenção toda especial dos jornais. Essa abertura recebe o nome de Encontro Cívico Nacional. A volta do primeiro imperador foi um processo mais longo, essa etapa foi executada entre os dias 22 de abril e 6 de setembro, percorrendo todas as capitais brasileiras. Devido à impossibilidade de abranger todo o território nacional, foram efetuados recortes espaciais. Esses precisaram ser feitos devido às incontáveis fontes existentes nos mais diferentes lugares do país. A análise foi elaborada a partir das comemorações em três estados do território nacional (Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo), mais precisamente nos eventos ocorridos nas suas capitais. Outro recorte efetuado diz respeito à escolha das fontes, foi necessário escolher jornais que representassem o vínculo de simultaneidade com os diversos membros da nação. Desse modo, buscou-se analisar uma etapa da construção da nação brasileira no auge da ditadura militar.

Texto completo: PDF