Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
A Diversidade Cultural e o Ensino de História.
Rosilma Magalhaes Moura

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O referido artigo pretende mostrar uma reflexão do uso da linguagem cinematográfica  no ensino de historia, evidenciando um relato de uma experiencia vivenciada no subprojeto do programa Institucional de bolsa de iniciação a docência do PIBID, do curso de licenciatura em historia do centro de ensino superior de Arcoverde - CESA, na escola campo de atuação Centro de Educação De Jovens e Adultos -CEJA, na Escola Franklin Cordeiro, situada á rua Gumercindo Cavalcante no São Cristóvão -Arcoverde -PE. O tema diversidade cultural insere-se na discussão dando ênfase, no ensino das culturas afro- brasileira e africana sintonizados com a Lei Federal: 10.639, 09 de janeiro de 2003. Sendo então, inserido no currículo escolar da educação básica, procurando colocar em discussão o modelo eurocêntrico, privilegiando assim a construção de uma reflexão multicultural na escola. Tendo como objetivo levar ao conhecimento dos educadores a lei e suas aplicações em sala de aula, utilizamos como estratégias de ensino, a abordagem de assuntos como: o surgimento das leis abolicionistas, enfocando a do Ventre Livre, Áurea e sexagenário, abordando assim, o processo de luta pela valorização da miscigenação no país.

Palavras-chaves: Diversidade Cultura, miscigenação, ensino de História e PIBID.

Texto completo: PDF