Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA EM HISTÓRIA : Uso das projeções cinematográficas pernambucanas em sala de aula no PIBID
José Everton Melo Jassé

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


Este artigo discorre sobre o cinema como linguagem diversificada no ensino de História e é fruto de aprendizagens adquiridas no Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de Licenciatura em História, do Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA, na Escola campo de atuação Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA – Cícero Franklin Cordeiro, situada à Rua Gumercindo Cavalcanti, s/n, bairro do São Cristóvão - Arcoverde – PE. O estudo trata especificamente do surgimento do cinema em Pernambuco e das possibilidades do uso das projeções cinematografias pernambucanas em sala de aula de História. O presente artigo tem como objetivos tecer uma breve historicização do cinema pernambucano e refletir sobre a aprendizagem contextualizada a partir da utilização das projeções cinematográficas pernambucanas em sala de aula no ensino de História. Os procedimentos metodológicos utilizados para escrever este artigo se basearam em leitura de diversos autores que escrevem sobre a temática em foco, como também na análise fílmica de algumas produções que podem ser utilizadas como ferramenta pedagógica. Constatou-se que a produção cinematográfica pernambucana pode possibilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares do ensino de História despertando o interesse dos discentes por proporcionar uma aprendizagem contextualizada a partir das experiências cotidianas retratadas na tela do cinema.

Palavras-chave: PIBID; Cinema pernambucano; Aprendizagem contextualizada; Ensino de História.


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