Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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INTOLERÂNCIA AFRO-RELIGIOSA: CONHECENDO O CANDOMBLÉ DENTRO DA SALA DE AULA
Victor Antônio Bispo de Araujo

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


O referido artigo pretende colaborar numa reflexão sobre a intolerância afro-religiosa, partindo de analises que toveram como campo principal a escola, tendo o uso da linguagem cinematográfica no ensino de História como referencia. Evidenciando casos de atos de intolerância religiosa com pessoas de santo, em Pernambuco. Nossas considerações surgem a partir de uma experiência vivenciada no Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de Licenciatura em História, do Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA, na Escola campo de atuação EREM Senador Vitorino Freire – POLI, bairro do São Cristóvão - Arcoverde – PE, que durante uma ação falando sobre diversidade religiosa e a intolerância, percebendo que poderiamos nos debruçar sobre tal temática,  voltamos nossas preocupações para a intolerância afro-religiosa, mais especificamente o candomblé, utilizamos o cinema como ferramenta didático-pedagógica no ensino de História, para que pudessemos assim, refletir sobre os casos, e os motivos pelos quais ocorreram e ainda ocorrem casos de intolerancia em todo o Brasil.  destacamos o filme “jardim das folhas” que aborda a intolerância  de maneira evidente destacando as possibilidades de uma aplicação objetiva na luta contra a propagação de ideologias racistas que envolvem as religiões de matrizes africanas.

Palavras-chaves: Intolerância Religiosa, candomblé, cinema e PIBID.


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