Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte: 
UM OLHAR PARA A CULTURA JUNINA A PARTIR DAS PROJEÇÕES FILMOGRÁFICAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA NO SERTÃO
Ana Paula Ferreira Pachêco

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


O presente artigo traz uma abordagem sobre a utilização do cinema no ensino de história a partir da temática da política, experiência vivenciada em ações de intervenção realizadas por alunos do Centro de Ensino Superior de Arcoverde (CESA), do Curso de História, que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola pública de Referência de Ensino Médio – EREM - Senador Vitorino Freire. Através da experiência relatada no artigo, é possível observar pontos importantes que relacionam o cinema e o ensino de história, o uso das películas como ferramenta didático-pedagógica, e como as mesmas podem auxiliar na representação de uma cultura como objeto de estudo. No momento em que o tema escolhido para a intervenção foi à cultura dos festejos juninos, percebeu-se que muitos alunos conheciam e seguiam as tradições juninas, porém não sabiam as origens dos festejos e seus símbolos, o que motivou a intervenção. O artigo objetiva relatar uma experiência vivida durante uma intervenção do PIBID, e a partir do tema “cultura dos festejos juninos” analisar o uso do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de história; Estudar o conceito de cultura na óptica de diversos autores para inseri-los no contexto do tema trabalhado; analisar os resultados alcançados; Refletir sobre o uso de diversas ferramentas didáticas na explanação de um conteúdo, e como elas podem facilitar o aprendizado do aluno; e por fim, mostrar a importância de trabalhar a cultura regional, não só como uma festa, mas como uma identidade de um povo, como uma expressão cultural que pode integrar passado, presente e futuro. A metodologia utilizada fundamentou-se em uma vasta pesquisa bibliográfica dentro do tema abordado, uso de projeção cinematográfica e posteriormente análise e debate, assim como exposição de símbolos, comidas, danças e tradições dos festejos juninos. Constatou-se que o uso do cinema como ferramenta didático-pedagógica, ampliou o campo de visão dos alunos, ajudando a compreender melhor através das reproduções a origem e significado de um costume tão presente na região, tendo sido assim um grande aliado no ensino, que pode ser explorado de diversas formas diferentes.

Palavras-Chave: Ensino de História; Cinema; Festejos juninos.


Texto completo: PDF