Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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NO MEIO DA GRADUAÇÃO HAVIA UM ESTÁGIO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E OBSERVADAS
Vanuza Oliveira

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


O Estágio (Docente) Supervisionado configura-se como parte essencial da formação docente, uma vez que, proporciona ao acadêmico um prévio contato com o ambiente em que o mesmo atuará, dando-lhe condições de vislumbrar e refletir acerca dos desafios que permeiam sua área profissional. No entanto, não raramente nos deparamos com os mais variados receios por parte de alguns graduandos em cursos de Licenciatura diante dessa fase da grade curricular como se, até aquele momento, o aluno não tivesse plena consciência da formação que recebera até então. Nesse sentido, o Estágio apresenta ferramentas capazes de promover a identificação – ou não – do graduando com a prática docente, uma vez que, as experiências dele advindas têm impacto suficiente para, por exemplo, fazer com que o aluno, após ter cursado mais da metade da graduação, incline-se ao abandono da mesma, por julgar-se incapaz de atuar na área, ainda que de modo precipitado, visto que, mesmo os professores mais experientes se deparam com situações diante das quais se veem obrigados a repensarem suas práticas nas sendas do ensino. Diante do exposto, o presente trabalho não tem a pretensão de oferecer respostas; antes, – e a partir das experiências vividas e observadas – problematizar as questões que envolvem tais resistências do licenciando em perceber o Estágio como aliado na construção de sua prática e não como um tribunal no qual atuará como réu.

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