Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
O Ensino de História tem Sentido: o Estágio como momento de reflexão
Luciana Calissi

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O conceito de Estágio ou Estágio Supervisionado nas licenciaturas, é consolidado como sendo uma prática necessária para o professor em formação; momento de relacionar teoria e prática, ou ainda, momento em que os licenciandos experienciam seu futuro campo profissional como professores. Além disto, a estrutura desta disciplina é mais ou menos a mesma nas diferentes universidades do Brasil. Os alunos, após cumprir uma etapa de sua licenciatura, devem ir para as escolas da região, onde a universidade estiver inserida, buscar espaço para estagiar; observar e dar aulas com a permissão e colaboração de professores regentes de História destas escolas. Mas o que de fato o estágio representa para os licenciandos? O que seria relacionar teoria e prática para estes alunos, no caso em História? Ao vivenciarem esta etapa do curso os estudantes quase sempre se perguntam, mas afinal, para que ensinar História? Como fazê-lo? Esta disciplina tem sentido para os alunos do Ensino Básico? Daí outras questões: esta disciplina fazia sentido para nossos licenciandos quando no Ensino Básico? Ou ainda, por que nossos alunos cursam História? Afinal, qual a importância desta área de conhecimento para a sociedade? Estas indagações permeiam nosso cotidiano profissional como professores da área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em História na Universidade Estadual da Paraíba – CH – Guarabira. Geram inquietações sobre como construímos esta disciplina e mais, como formamos nossos alunos professores. A pesquisa que se apresenta aqui parte desta experiência como professora de Estagio Supervisionado nesta instituição. O objeto em análise é o Estágio em História: forma, desenvolvimento e percepções. O principal objetivo é analisar as atividades desenvolvidas nas diferentes etapas desta disciplina para discutir suas propostas e resultados. As concepções sobre o ensino de História e seus sentidos são aqui considerados o pano de fundo para compreendermos a nossa atuação como professores formadores de professores para o ensino e para a pesquisa. As fontes analisadas são relatórios sobre as atividades que se desenvolvem nos estágios, desde Observação e Regência até projetos de extensão vinculados a estas atividades, além de relatórios de estágio reelaborados para serem apresentados e defendidos como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os nossos alunos atuam em espaços de rede pública de ensino, região de Guarabira, 3ª regional. A ideia é buscar algumas trilhas que nos possibilitem respostas a estas indagações apresentadas. Acredito que este trabalho contribua para o importante debate sobre a relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem em História; para problematizar o campo de estágio e o campo de trabalho do historiador; e para propor alternativas para o ensino de história.

Texto completo: PDF