Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
O TEATRO E AS AULAS DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 e 11.645/2008 NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tiago Salvador

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Passados mais de 10 anos de promulgação da lei 10.639/2003, que obriga a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas das redes públicas e privadas do ensino básico no Brasil. Não obstante, a lei 11.645/2008, também sancionada e chegando perto dos seus 10 anos de publicação, coloca os conteúdos da história e culturas indígenas na mesma obrigatoriedade que os das populações negras. No entanto, o não cumprimento destas leis é perceptível nas escolas da educação básica das redes de ensino. Neste trabalho discutimos o teatro como uma linguagem artístico-educativa e de caráter pedagógico no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas da educação básica. Para tanto, analisamos a experiência enquanto ministrante da oficina de teatro que integrou o projeto de extensão Coisas de Negros (as), Coisas de Brasileiros (as), mantido pela UEPB, Campus Guarabira, e destinado a estudantes de graduações e professores/as da rede pública de ensino. A vivência na efetivação dos saberes que formam a identidade étnico-racial dos/as brasileiros/as nos possibilitou pensar a educação como ação que prepara o cidadão para a vida. Por isso, recorremos a arte como método, visto provocar a formação docente, sobretudo, com o uso do teatro como metodologia capaz de auxiliar professores/as em sala de aula na efetivação dos conteúdos demandados pelas leis 10.639/003 e 11.645/008.

Palavras-chave: educação, teatro, história, culturas afro-brasileira, africana e indígena.

Texto completo: PDF