Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
ENSINANDO HISTÓRIA POR MEIO DAS LUTAS E CONFLITOS FEMININOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM COM BASE NOS DOCUMENTOS DO TRT-13
Emanuella Bezerra de Oliveira Araújo

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Esta comunicação problematiza as possibilidades de uso, em sala de aula, de fontes históricas que se encontram no NDH-CH/UEPB e são provenientes da Justiça do Trabalho na Paraíba do período de redemocratização brasileira (1985-1988). Nosso objetivo é disponibilizarmos para os estudantes trechos destes documentos que revelam aspectos históricos de conflitos trabalhistas na região do Brejo Paraibano. O uso de documentos em sala de aula se insere dentro de concepções construtivistas ou de métodos pedagógicos ativos, os quais possibilitam que os estudantes das escolas básicas se aproximem das metodologias de pesquisa e construção de conhecimentos adotados pelos historiadores, oportunizando a construção de práticas de ensino de História de forma significativa (AUSUBEL, 2003). Sendo assim, a utilização desses documentos favorece a construção pelos discentes de indagações presentes na sociedade, propiciando análises críticas e sociais. Circe Bittencourt (2011) entende esses processos de aprendizagem histórica como métodos dialéticos, os quais proporcionam que os estudantes levantem os prós e contras dos problemas históricos, confrontem teses antagônicas, e possam elaborar explicações que se distanciem dos métodos conteudistas ou tradicionais. Pretendemos, assim, discutir questões relativas ao ensino de História partindo da perspectiva de análises micro para o macro, estabelecendo significados dos problemas históricos propostos que permitam que os estudantes possam articular a História dos lugares, inseridas nas Histórias regionais e nas versões da História Geral da nação e do mundo. Utilizamos como referenciais teóricos as concepções dos seguintes autores: E. P. Thompson; W. Benjamim, C. Bittencourt.

Palavras-chave: Ensino de História; Documentos Históricos; Justiça do Trabalho

Texto completo: PDF